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Vegetarianismo e Veganismo

É um regime alimentar baseado no consumo de alimentos de origem vegetal. Define-se como a prática de não comer qualquer tipo de animal, com ou sem uso de laticínios e ovos.

Saúde da Mulher

O vegetarianismo costuma ser classificado da seguinte forma:

  • Ovolactovegetarianismo: utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação.
  • Lactovegetarianismo: utiliza leite e laticínios na sua alimentação.
  • Ovovegetarianismo: utiliza ovos na sua alimentação.
  • Vegetarianismo estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação.

A filosofia do veganismo (não consumo de qualquer produto que gere exploração e/ou sofrimento animal) adota o vegetarianismo estrito no âmbito da alimentação. Por isso, costuma-se também chamar de “vegano” aquele que não consome nenhum alimento de origem animal (carnes, ovos, latícinios, etc.).

O vegetarianismo ganha cada vez mais adeptos no mundo e para orientar estas pessoas médicos e nutricionistas precisam estar bem informados sobre o assunto.

Qualquer dieta mal planejada, com ou sem carne, pode ser nociva. Com relação ao vegetarianismo não é diferente. A dieta vegetariana bem planejada é totalmente segura.

Os estudos demonstram que apenas a vitamina B12 pode estar em quantidade inadequada numa dieta sem derivados do leite e ovos. Todos os outros nutrientes podem ser adequadamente supridos mesmo quando os ovos e lácteos não são utilizados. Ao se elaborar um cardápio para um vegetariano deve-se enfatizar os alimentos com os seguintes nutrientes: zinco, ferro, cálcio, vitamina B2, B12 e gorduras do tipo w3.

Por isso todos aqueles que pensam em adotar uma dieta vegetariana devem idealmente fazê-la após ter consultado um profissional especializado e capacitado a orientar a sua transição dietética.

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